Maquiagem e a saúde dos olhos

0
Oi meninas, hoje eu vim falar sobre um assunto bem comum, mas pouco divulgado, pelo menos eu acho. Para justificar melhor o porque de eu estar falando disso vou contar pra vocês o que me ocorreu hoje. Acordei, tomei meu banho, passei uma base de leve no rosto, um pouquinho de corretivo, pó compacto, blush por incrível que pareça, nada nos olhos. Até aí tudo bem, coisa normal. Quando cheguei ao trabalho, começou um incômodo nos olhos, como se tivesse uma areiazinha constante! Claro que me desesperei né, pensei: É CONJUNTIVITE! Não dá pra piscar muito, porque dói, incomoda, coooooça, enfim, peguei meu espelhinho de guerra, e fui ver, examinei, examinei (falou 'a doutora', rs), e viii, tinha uma bolinha, bem próxima aos cílios. Pequenininha a bichinha, mas como incomoda! Daí fui pesquisar sobre alergia, bolinhas no olho, conjuntivite e vi essa matéria sobre alergia à maquiagem, e como evitá-la!

Maquiagem e a saúde dos olhos

Sete dicas para você aprender a evitar alergias sem abrir mão desta vaidade

Por Bianca Iaconelli

Não adianta pedir: nenhuma mulher vaidosa abre mão do prazer que é usar maquiagem. Mas claro que, sempre, a saúde deve estar em primeiro lugar. As alergias que podem surgir pelo contato constante da pele com a química dos produtos são muitas. O oftalmologista da Academia Americana de Oftalmologia e professor assistente da Faculdade de Medicina do ABC, Leonardo Carvalho, lista oito dicas simples para colocar em prática e não correr mais riscos. Veja!

> Você descobriu uma nova marca de maquiagem e quer muito testar. Mas como saber se ela pode causar alergia? A dica é nunca estreiá-la em um dia importante. Use uma quantidade pequena na primeira vez e em um momento em que o desconforto ou uma possível irritação não interfira na realização de suas atividades.

> É muito comum a mulher gostar da máscara para cílios de uma marca, mas preferir o lápis de outra. Não há nenhum problema em usar produtos de diferentes fabricantes. As alergias e desconfortos não ocorrem pela “mistura” dos produtos ou outros motivos, e sim pela possível sensibilidade do seu organismo a um ou mais componentes de um produto.

> Maquiagens não ofecerem riscos para a visão, mas podem provocar inchaço de várias intensidades nas pálpebras, vermelhidão, coceira e ardor. Se perceber qualquer um destes desconfortos, lave os olhos imediatamente com água corrente e evite esfregar com força a região. A higiene feita com água da torneira é muito eficaz. Pode-se utilizar também soro fisiológico e água filtrada ou mineral, mas não use água boricada. Se o problema continuar, procure um especialista.

> Lavar o rosto apenas com sabonete já é suficiente, mas depende muito dos produtos que você escolhe e da quantidade de maquiagem que usou. Uma boa higiene, seja com sabonete ou até com xampú neutro, já é muito eficaz, mas o ideal é complementar com produtos específicos, como os demaquilantes.

> Não retirar adequadamente a maquiagem pode causar a sua sensibilização a médio e longo prazo, o que torna o uso da maquiagem mais difícil posteriormente.

> Quem se maquia todos os dias pode desenvolver alergias com mais facilidade do que quem só usa de vez em quando. Mas esta não é uma relação matemática. Uma pessoa menos sensível pode passar a vida toda sem ter uma alergia sequer, enquanto outra com a pele mais delicada pode ter alergia no primeiro uso.

> Quem usa lentes de contato é mais vulnerável a alergias caso passe muito tempo com make nos olhos. Neste caso, os cuidados devem ser maiores pois a maquiagem pode irritar a pele e também interferir na superfície ocular, causando irritações.


Então é isso meninas, muito cuidado, não durmam maquiadas, sempre retirem bem a maquiagem, lavem o rosto com frequencia, e muito cuidado com os seus lindos olhos, para que você possa se jogar na make, sempre! Ah, e eu já lavei meus olhos bastante, to ficando mais de olho fechado e evitando coçar, acho que logo logo tô melhor!

Beijocas, Karina

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...